Japão

Não vou falar aqui de viagem ao Japão, até porque ainda não fui.

Mas é inevitável perante os últimos acontecimentos, de tecer alguns comentários. Sem comentar o quão assustadoras foram as imagens, até porque não sei se foi a catástrofe mais impressionante ou a pior, ou apenas aquela mais registrada em vídeo "ao vivo". O quem importa é que algumas coisas passaram-me pela cabeça.
Primeiro: Que nenhum povo ou nação deveria estar submetido a tamanha destruição e perda de vidas humanas (isso é o que penso sempre que acontecem tragédias).
Segundo: Que apesar de fenômenos da natureza serem desde que o mundo é mundo, uma constante na vida humana, nada me tira da cabeça que a ação do homem sobre a natureza tem contribuído para que estes fenômenos se intensifiquem.
Terceiro: Fiquei de boca aberta com a disciplina e calma, com que reagiram os Japoneses, não posso dizer que fiquei com inveja porque ninguém queria estar naquela situação. Mas queria mesmo saber que perante situações tão graves como aquela, nós possuíssemos o dom de reagir com calma e quem sabe corressem bem melhor algumas situações, mas não fomos ensinados a ser assim, o que acho uma pena. 
Ao ver pela TV uma reportagem, vejo um repórter ocidental a sair assustado para a rua por estar a viver o terremoto e ser a primeira vez e ainda por cima com aquela magnitude (perfeitamente normal a situação, qualquer um de nós reagiria mais ou menos daquele jeito), mas chamou-se a atenção ele, já do lado de fora do estabelecimento comercial e dizer para a câmera: "olha as pessoas mesmo os que são daqui a sairem assustadas", só que nós só conseguíamos vê-lo a ele, assustado e com o coração na mão (repito, situação perfeitamente compreensível), mas daqui tiro uma coisa, treinamento e a disciplina ajuda a reagir melhor em certas situações.
Enfim, espero e tenho certeza que o Japão vai mais uma vez se refazer, e que a ameça nuclear que neste momento paira, não passe de ameaça para o bem de todos nós.

Mensagens populares

Expectativa