A inveja
Certa vez li um livro sobre a inveja "Mal Secreto - Inveja" de Zuenir Ventura e fiquei fascinada pelo tema...aprendi, cada vez mais, a causa invejar :-)
Ser invejado é bom sinal, é sinal que há algo de bom em nós, sempre pensei assim. Há algo em nós, na nossa vida que irrita, que deixa alguém incomodado, que não deixa que aquela pessoa sinta-se bem porque alguém está bem, porque no fundo, gostava de estar ali, a viver aquele episódio da nossa vida por nós.
A inveja é confundida com a cobiça, que significa querer aquilo, que normalmente é de alguém. Não é apenas querer algo, é querer aquilo só porque é daquela pessoa que, em regra, leva as pessoas a confundirem a cobiça com a inveja. Lendo o livro percebe-se a diferença...a inveja é não sentir-se bem quando alguém está bem, é ficar incomodado com a felicidade, entre outros.
As pessoas lindas de morrer e as mais felizes são as mais invejadas e isto é? Bom sinal, claro...ou já viram algum indigente ser invejado ou alguém a comentar: "ai que inveja daquele sem abrigo" "adorava morava naquele bairro de lata"?!?
Adoro irritar, neste sentido...sendo feliz, tendo sucesso, amando, sendo amada, tendo amigos, sim, muitos amigos e, mais do que invejada, sendo muito admirada...saindo vitoriosa!
Alguém algum dia disse-me: "ó rapariga...enquanto fores magra, alta e qualquer trapo lhe cair bem, hás-de ser sempre invejada"...e a partir daí deixei de ver a inveja como algo de mal. A inveja alheia, dirijida a mim jamais me afectou nem jamais há-de afectar, utilizo-a como um medidor de sucesso :-)
Continuo intrigada e cada vez mais curiosa sobre o tema...vale a pena ler o livro e descobrir um pouco mais sobre a inveja que muitos a vêm como algo tão mal mas que no fundo até pode nem ser, depende do ponto de vista.
Que pecado, afinal, será esse - que ninguém admite ter, mas todos juram conhecer? Insidiosa, dissimulada e insaciável, a inveja é o mais antigo e actual dos pecados. E também o mais democrárico - homens e mulheres, pobres e ricos, todos a têm, ou já tiveram, ou vão ter...