Afinal, somos todos bons alunos...

Quando chegamos a fase de conclusão de alguma coisa, especialmente de um curso, é inevitável fazer avaliações.
Não falo em avaliações que são feitas com o intuito de apurar os conhecimentos obtidos e saber se um aluno conclui ou não com aproveitamento. Mas avaliação pessoal, quer daquilo que leva do curso e das pessoas envolvidas durante o processo.

Durante 3 anos, conhecemos pessoas fantásticas outras nem tanto, professores mais ou empáticos. Rimo-nos, por vezes odiamo-nos, por vezes apenas lamentamo-nos...
Mas tenho a certeza que alguns grupinhos ficarão, afinal é normal ter-se mais afinidade com uns do que com outros, faz parte da natureza humana. Temos com certeza uns 2 ou 3 que não faremos a mínima questão sequer de cruzar com eles por ai, muito menos de ter coragem de dizer que foram da nossa turma.

Porém na sua grande parte, poderemos dizer que apesar de uma turma grande e de a maior parte dela ser de trabalhadores estudantes e pessoas  que em outros tempos já teriam passado do ponto para tirar uma Licenciatura, fomos uma grande turma, empenhada, participativa, determinada.

Por muitas vezes, nos institulamos os inesquecíveis, e acho que vai ser mesmo isso, serão 3 anos inesquecíveis. Por mim falo, conheci e espero continuar a conviver com pessoas fantásticas, da melhor estirpe. Pessoas que superam em larga escala o companheirismo, o respeito e a amizade.

Não poderia deixar de falar nos  docentes, sim por vezes, nós alunos apenas nos lembramos da turma, dos exames, das dificuldades. Porém, temos que nos lembrar dos professores, porque nós tivemos a sorte em ter alguns dos melhores, em sabedoria, capacidade de passar a mensagem ou de disponibilidade. Não penso em falar naqueles que apenas  passaram e no fundo não deixaram nada, nem naqueles  que fazem apenas o seu papel e nada mais. Temos que valorizar aqueles (e ainda bem foram a maioria), que fizeram a diferença, que ao conversarmos com colegas de outras instituições, vemos que sorte tivemos em os ter.

Alguns professores que do alto da sua saberdoria e formação, sabiam descer  e estar , passando a sua mensagem. Outros, que a par da sabedoria carregavam a experiência e a transmitiam. Também tivemos aqueles que além de sabedoria, formação e experiência, traziam o humor e momentos de descontração. E ainda aqueles que apesar de não terem o dom do humor, tinham doses generosas de disponibilidade e  paciência.

Enfim, fomos uns sortudos por muitos motivos, nem todos podem por esta altura dar o curso como concluído, dado que falta a época de recurso e época especial. Mas, mesmo que não terminemos todos ao mesmo tempo, espero que no próximo mês de dezembro, na data marcada para recebermos a carta de curso, possamos estar todos juntos e celebrar.

Só para concluir, os ranhosos que me desculpem (e que se excluam se quiserem, é um favor), mas os inesquecíveis vão ficar na história....

Mensagens populares

Expectativa