Simancas
Uma das coisas mais interessantes que acontece quando optamos por ir de férias de carro, talvez seja a descoberta de lugares que nunca iriamos ver ou descobrir se apenas nos limitássemos a ir e voltar ao nosso destino de férias.
E a descoberta de uma povoação chamada Simancas, aconteceu assim mesmo. Após alguns dias no destino escolhido, Salamanca, e como já haviamos combinado de passar em Valladolid, no meio do caminho (já quase a chegar a Valladolid) avista-se um lindo castelo branco, e a fascinação por castelos não deixa que o mesmo passe desabercebido. Corre-se para o GPS e procurar o nome do local e como chegar lá.
Assim descobrimos Simancas, apesar de ser um pequeno povoado (com menos de 5 mil habitantes) o qual gira a volta do castelo (construído no século XV e transformado no século XVI em arquivo geral). Fica-se a saber que hoje transformado num importante arquivo geral, onde estão guardados cerce de 33 milhões de documentos históricos, entre eles parte da historigrafia brasileira, especialmente do Rio Grande do Norte. Sendo muito procurado por historiadores, o castelo pode ser visitado em horários pré-definidos, onde somos guiados pelos lugares que admitem visita. Para consulta dos documentos históricos a melhor altura é o verão já que o arquivo funciona com horário mais alargado.
Site da Câmara Municipal de Simancas
Site do Arquivo Geral de Simancas